Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

26/06/2016

Entidades entregam lista de solicitações a ministro

Uma lista de solicitações de indústrias da cadeia produtiva do couro, calçados e artefatos foi entregue ao ministro Marcos Pereira, do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), no primeiro dia da Francal, feira calçadista que ocorre em São Paulo (SP) até esta quarta-feira (29/6). O ministro esteve na feira acompanhado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Os pedidos da indústria foram entregues ao ministro em um documento assinado pela Abiacav (Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem),  pelo Sindicouro (Sindicato da Indústria do Curtimento de Couros e Peles no Estados de São Paulo) e pelos sindicatos calçadistas de Franca, Jaú e Birigui, todos localizados no estado de São Paulo. O tema foi tratado em reunião das entidades com Pereira, mediada pelo Diretor da Francal Feiras e Eventos, Abdala Jamil Abdala.

A lista de reivindicações envolve seis itens, todos de grande importância para facilitar a recuperação das empresas da cadeia produtiva de couro, calçados e artefatos. Entre eles, abertura de novas linhas de crédito para qualificar a produção, melhor relacionamento comercial com a Argentina e adaptações na nova legislação sobre a NR 12 (as empresas avaliam que há exigências desnecessárias aos equipamentos utilizados pelo setor na nova norma). Inclusão de deficientes, Reintegra e promoção da cultura exportadora junto aos APLs (Arranjos Produtivos Locais) são as demais solicitações.

"Estamos trabalhando para garantir a retomada dos negócios, e nesse momento há necessidade de um grande entendimento entre o Governo e o setor empresarial para que possamos fortalecer a indústria e garantir o crescimento que todos desejam", destaca Vidal Veicer, presidente da Abiacav.