Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

17/05/2016

SICC consolida modelo de sucesso ao unir moda, negócios e relacionamento

Alcançar a maturidade nem sempre é um processo simples. Para pessoas ou empresas, é longo o caminho para tornar-se referência naquilo a que se dedica. Chegando à sua 25ª edição, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado pode orgulhar-se desse feito. A feira realizada em Gramado (RS) é hoje uma referência para o setor, e se consolidou como importante evento brasileiro dedicado à indústria coureiro-calçadista. É a vitrine da moda nacional e atração de uma inteligência setorial, composta por grandes varejistas, as principais indústrias, estilistas, jornalistas especializados e blogueiros de moda.  Neste ano, será realizado de 23 a 25 de maio, nos pavilhões do Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS).

Promovido pela Merkator Feiras e Eventos, o SICC desde seu início apostou em um binômio que tinha tudo para dar certo: a união do turismo, com a feira realizada em um dos principais destinos do país, com a capacidade de gerar bons negócios tanto para a indústria quanto para o varejo. “Gramado é uma cidade encantadora e que nas últimas décadas se preparou para receber bem uma enorme quantidade de pessoas. Tem uma infraestrutura fantástica, sem perder o clima acolhedor. Mesmo assim sempre tivemos em mente que as nossas feiras precisavam, além desse charme, de efetividade. Era necessário que as feiras promovessem negócios e conquistassem a representatividade setorial, e felizmente atingimos esse objetivo”, explica o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.

Em um setor que pode se considerar bem servido em termos de feiras, a Merkator precisou vencer desafios no rumo da consolidação de seus eventos. Embora contasse com a excelente infraestrutura da cidade, investiu na parceria para qualificação do espaço onde está sediada. O Centro de Eventos Serra Park está se aprimorando ano após ano, e hoje conta com pavilhões modernos e totalmente climatizados.

CONSTANTE ATUALIZAÇÃO - Em constante inovação, a feira consegue unir a tradição de um nome de credibilidade com a contemporaneidade exigida de um evento que se propõe a apresentar o que há de mais moderno em materiais e design de produto, com a exclusividade de lançamentos para a maior temporada de venda em calçados e acessórios, as estações primavera/verão. “As feiras são cruciais para o setor. São aqueles poucos momentos em que todos se olham nos olhos, relações são construídas e consolidadas, e cria-se uma sinergia no ambiente”, ressalta Pletsch. “No cenário de Gramado, oferecemos tudo isso em nosso evento.”

Outro investimento importante é na atração dos principais lojistas do país. A Merkator tem garantido aos compradores as passagens aéreas e a estadia durante o período da feira. Tudo para garantir um público qualificado. O reflexo desse movimento são os corredores lotados, e também altas taxas de ocupação da rede hoteleira durante o período do SICC. Além do varejo nacional, grupos de importadores dos cinco continentes visitam a feira a convite da promotora, através do projeto Grupo de Importadores. Neste ano, eles chegam a Gramado em número recorde: serão mais de 200 compradores estrangeiros, número que demonstra o forte interesse no produto brasileiro. “Uma das nossas novidades será um espaço exclusivo para estes profissionais – Espaço Importação, onde poderão trocar informações e intensificar relacionamentos, além das tradicionais visitas de negócios nos estandes”, comenta o diretor.

ESPAÇOS DIFERENCIADOS - Espaços de sucesso também estão ainda mais especiais. A Estação3 que tem a praticidade e a comodidade de um shopping, estará ainda mais charmosa e diferenciada nesta edição. Os estandes coletivos dos principais polos calçadistas estão mantidos e têm dupla finalidade: garantir a presença de empresas de menor porte na feira, além de apresentar opções de novos fornecedores para o varejo especializado. Estas novidades se associam ao espaço MStore, uma loja inteligente com tecnologias para vender melhor.

O Papo Legal, outra atividade realizada pela Merkator, terá também palestras especiais. Reunirá profissionais das áreas de moda e tecnologia em um encontro com lojistas, que será realizado no domingo (22) véspera da feira. “Chegamos a uma maturidade, sem esquecer de nos atualizarmos. Algumas palavras definem o SICC, como sinergia, contemporaneidade, entretenimento, turismo e negócios. São as bases que nos farão seguir na trilha do crescimento”, finaliza Pletsch.

PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

 

FEIRAS – Além do SICC, a Merkator realiza anualmente os seguintes eventos:

Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios - Lançador da moda outono/inverno em calçados e acessórios.

40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios – Leva às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país.