Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

30/11/2022

As Top 10 Marcas de Bolsas Femininas Mais Vendidas

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. A usamos para levar nossos pertences para qualquer lugar que vamos. Seja em um modelo maior para o dia-a-dia ou um menor para sair a noite, a bolsa é um item preciso.

Bolsas de marcas de luxo são um objeto de desejo para muitas. Marcas como Chanel, Gucci e Louis Vuitton são nomes conhecidos por suas famosas bolsas da mais alta qualidade e uma das mais vendidas. Você já se perguntou quais são as marcas de bolsa femininas mais vendidas?

Confiram abaixo a lista das top 10 marcas mais vendidas.

1. Louis Vuitton

A maison Louis Vuitton foi fundada por Louis Vuitton em 1854 na França.

Em um primeiro momento, a marca produzia baús e malas, que eram muito comuns na alta sociedade da época, além de outros. Seu primeiro produto foi uma mala revestida de tecido impermeável, algo que foi revolucionário no século 19.

Ao longo dos séculos, a maison se tornou um grande sucesso e uma das marcas referências em bolsas e malas de luxo, com criações que são quesito de desejo ao redor do mundo.

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Um dos modelos de mais sucesso da Louis Vuitton é a Speedy. O modelo possui quatro tamanhos disponíveis: 25, 30, 35 e 40. É confeccionada em diversos materiais, sendo os modelos em canvas com estampa monograma, damier azur e damier ébène as mais populares.

[Louis Vuitton Speedy. Clique na imagem e confira peças similares!]
Louis Vuitton Speedy. Clique na imagem e confira peças similares!

Outro grande sucesso da Louis Vuitton é a Neverfull. A bolsa possui os tamanhos PM, MM e GM. Assim como a Speedy, a Neverfull também possui os modelos em canvas com estampa Monograma, Damier Azur e Damier Ébène, além da opção em couro Epi.

2. Gucci

A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci em Florença em 1921.

Trabalhou como Maitrê no famoso hotel Savoy, que fica em Londres, ainda na virada do século 19. No ano de 1921, acabou retornando para Florença e abriu sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava em Londres.

Começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região de Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade.

A marca ganhou grande notoriedade na alta sociedade de Florença e se tornou um grande fenômeno e um grande sucesso.

A marca hoje ainda se mantém como referência em bolsas, artigos de viagem, roupas e acessórios de luxo. Seus produtos são objetos de desejo e cobiça para muitas.

Um dos modelos mais icônicos e mais bem sucedidos da marca é a Bamboo Bag. O detalhe de bamboo foi também incorporado em inúmeros modelos da Gucci.

Outro modelo que é um dos maiores sucessos da marca é a Soho Disco Bag. O modelo possui fecho com tassel e logo da marca na parte frontal e é confeccionada em couro e está disponíveis em diversas cores.

3. Chanel

A maison Chanel foi fundada por Gabrielle Bonheur Chanel em 1910.

Antes de abrir sua primeira loja, Gabrielle trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprendeu a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e no Café Beuglant de la Rotonde.

Com grande ambição de crescer na vida, Chanel começou a se envolver com homens ricos que podiam lhe ajudar. Seu envolvimento com o oficial da cavalaria Etienne Balsan a levou à Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel, conseguiu abrir sua primeira loja em 1910.

O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade.

Com seus modelos  de roupas esportivas femininas como blusas com golas rolês, inspiradas nas roupas dos marinheiros, feitas de malha e tricô e roupas simples, práticas e ao mesmo tempo elegantes, a Chanel se tornou uma das marcas mais famosas do mundo.

Além das roupas, a Chanel se tornou muito conhecida por suas bolsas clássicas e sofisticadas. Um dos modelos mais icônicos e de maior sucesso da marca é a Chanel Classic Flap. O modelo confeccionado em couro está disponível nos tamanhos Classic Extra Mini, Mini, New Mini, Smal, Medium, Jumbo e Maxi.

Outro modelo icônico da maison é a Chanel Boy. O modelo que foi lançado na coleção de Pré-Fall 2012, se tornou um dos mais icônicos e bem sucedidos. A Boy é sempre confeccionada em couro, mas possui designs diversificados e está disponível nos tamanhos Pequeno, Médio, Novo Médio, Grande, Shopping e Quadrada.

4. Christian Dior

A marca Christian Dior foi fundada pelo francês Christian Dior em 1946.

Antes de ingressar no mundo da moda, Christian estudou Ciências Políticas, por influência de seu pai, com intuito de seguir carreira diplomática. Após se formar, viajou pela Europa e, em 1928, abriu uma galeria de arte em sociedade com o amigo Jacques Bonjean. Mas a dupla foi forçada a fechar sua galeria devida a crise econômica mundial de 1929.

Em 1935, após se recuperar de uma doença, Christian começou a desenhar croquis para o jornal Figaro Illustre, que os publicava na sessão de alta costura. Após ter sucesso e vender alguns de suas criações, Dior desenvolveu croquis para algumas Maisons de Paris, além de trabalhar com Robert Piguet e, posteriormente, Lucien Lelong.

Em 1946, Christian Dior conseguiu abrir sua própria maison, a The House of Dior, com a ajuda financeira do magnata Marcel Boussac. A marca trouxe novos conceitos de moda feminino com criações que possuíam ombros arredondados e à mostra, cinturas acentuadas, saias rodadas  e vestidos suntuosos e fartos.

Além de suas roupas sofisticadas, elegantes e femininas, a Dior também ficou e ainda é conhecida por suas magníficas bolsas. Um dos modelos mais icônicos da marca e um de seus maiores sucessos é a Lady Dior, que foi lançada em 1994 com o nome Chouchou, mas renomeada em 1996 posteriormente em  homenagem a Princesa Diana que foi vista usando a bolsa diversas vezes.

A bolsa está disponível nos tamanhos Micro, Mini, Médio e Grande, e ganhou novos designs com tecidos e estampas diferentes ao longo dos anos, sendo o modelo em couro o mais famoso.

Outro modelo da Dior que é um sucesso de vendas é a Saddle Bag. O modelo foi um ícone da marca nos anos 2000, e teve sua volta no ano passado, quando Maria Grazia Chiuri a trouxe de volta. Com formato de selaria, a bolsa está disponível nos tamanhos normal e mini e nos designs em couro, com estampa de monograma da marca, estampas diversas ou com patchworks.

5. Prada

A marca Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre).

Os irmãos abriram sua primeira loja na prestigiada Galleria Vittorio Emanuele II em 1913, onde vendiam e produziam exclusivos acessórios de luxo, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couros especiais e diferenciados, como couro de leão marinho, que era importado da Inglaterra.

A marca ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.

Em 1978, Miuccia Prada, neta de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa junto com seu futuro marido, Patrizio Bertelli, em um momento em que o status da mesma já não era o mesmo.

Miuccia e Patrizio então introduziram produtos inovadores e contemporâneos, o que fez com que a Prada voltasse a ter o reconhecimento que sempre teve: produtos de alta qualidade, elegantes, sofisticados e luxuosos.

A marca sempre foi conhecida por suas bolsas e artigos em couro, e um dos modelos mais icônicos da marca é a Galleria. O modelo confeccionado em couro Saffiano está disponível nos tamanhos Pequeno, Médio e Grande, além de inúmeras cores.

Outro modelo icônico da marca é a Prada Promenade, que é sucesso de vendas na marca. O modelo em couro saffiano está disponível em diversas cores, e no tamanho mini e normal, além dos modelos Tote e Lux.

6. Fendi

A marca Fendi foi fundada por Adele Casagrande em 1925 em Roma.

Adele, primeiramente, abriu uma pequena loja de artigos de couro na Via Del Plebiscito em Roma em 1918, onde vendia e fabricava bolsas de couro macio com refinamento de formas, texturas e minuciosos acabamentos de fechos e fivelas, além de sacolas de verão feitas com tiras de lona.

Em 1925, após se casar com Edoardo Fendi, o casal decidiu mudar o nome da loja para Fendi, nascendo assim a icônica marca. A marca rapidamente se tornou um sucesso, pois estavam no período pós-primeira guerra mundial e a classe média italiana estava voltando a ter hábitos de consumo.

Em 1946, a segunda geração da família Fendi começou a ingressar nos negócios da família, tendo as cinco filhas do casal em diferentes departamentos da marca. As talentosas irmãs implantaram ideias modernas e criaram linhas arrojadas de produtos e fizeram com que a marca ganhasse ainda maior notoriedade no mercado de produtos de luxo.

Karl Lagerfeld entrou como diretor criativo da marca em 1965, posto que ocupou por 54 anos até sua morte neste ano. A entrada de Karl para a Fendi trouxe o grande sucesso internacional da marca. O estilista além de apresentar novas leituras dos produtos já existentes da marca, criou o famoso e icônico logo com o duplo F invertido, chamado de Zucca quando grande e Zuccino quando pequeno.

Um dos grandes ícones da marca é a bolsa Peekaboo. O modelo, que foi apresentado em 2009, é um grande sucesso de vendas e possui inúmeros admiradores ao redor do mundo. Está disponível nos tamanhos micro, mini, regular, large e men’s, e é comumente feita de couro e em diversos designs e cores.

Outro modelo que é grande sucesso da Fendi é a Fendi 2Jours. O modelo feito em couro está disponível atualmente apenas no momento Petite e está disponível na cor preto e nude. Antes estava disponível em maior variedade de cor e tamanho.

7. Hermès

A marca Hermès foi fundada por Thierry Hermès em 1837 na França.

Thierry abriu uma pequena oficina em Paris, que primeiramente era chamada Caléche, onde vendia acessórios em couro como baús para carruagens, selas, rédeas, estribos, cintos com porta-moeda, botas e luvas.

Seus produtos fizeram enorme sucesso e eram feitos com tamanho esmero que em 1855 e em 1867 ganhou o primeiro lugar na Expositions Universelles em Paris. No ano de 1880, o filho de Thierry, Charles-Émile, assumiu os negócios e introduziu novos produtos, também feitos em couro, na marca, como bolsas, pochetes, sacolas e até casacos.

Durante as próximas décadas, a marca foi se consolidando no mercado com seus produtos que são símbolo de elegância, luxo e sofisticação. Mesmo tendo como negócio principal produtos artesanais de couro, a Hermès tem como seus produtos mais icônicos os lenços de seda estampados e suas bolsas.

Um dos modelos de maior sucesso e conhecidos da marca é a bolsa Kelly. Criada em 1935, a bolsa feita em couro tem formato em trapézio, alça curta e fecho em metal e se tornou mundialmente conhecida pois a Princesa Grace de Mônaco (conhecida como Grace Kelly antes de se casar) a usava frequentemente, tendo o nome da bolsa modificado em sua homenagem em 1956.

A bolsa confeccionada em couro está disponível em diversas cores e tipos de couro, além dos tamanhos 25, 28, 32, 35, 40 e 50. E também possui as versões mini e petite, conhecidas como Kelly Pochette e Kelly Cut.

Outro grande sucesso da marca, e talvez um de seus produtos mais conhecidos, é a bolsa Birkin. Criada especialmente para Jane Birkin após um encontro casual de Jane e Jean-Louis Dumas, executivo da Hermès, em um vôo.

A Birkin virou um símbolo de elegância e sofisticação. Ela está disponível em três tamanhos: 25, 30 e 35, além de diferentes cores e tipos de couro.

8. Balenciaga

A marca Balenciaga foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris.

Cristóbal abriu seu primeiro ateliê juntamente com Charlottee Lee em San Sebastian na Espanha em 1918. As criações do estilista foram muito bem sucedidas, tendo como clientes a família real e membros da corte da Espanha. Durante a Guerra Civil Espanhola em 1936, se viu obrigado a fechar suas lojas e fugir do país.

Se estabelecendo em Paris, abriu em 1937 juntamente com dois sócios, Nicolás Bizcarrondo e Wladzio Jaworowski, a Casa Balenciaga. Logo em sua primeira coleção, obteve enorme sucesso na imprensa e do público e chamou a atenção de celebridades e da alta sociedade.

A marca foi e ainda é muito elogiada por suas roupas com confecção e cortes perfeitos. Suas criações tinham como referência a cultura e a história espanhola, além do trabalho de artistas como os pintores Diego Velázquez e Francisco Zurbarán.

Após a aposentadoria de Cristóbal Balenciaga em 1968 e, posteriormente sua morte em 1972, a marca se viu cair no esquecimento. Apenas em 1997, com a contratação do estilista francês Nicolas Ghesquière, que a marca voltou a ter espaço no mercado de luxo e ter o prestígio que costumava ter.

Um dos modelos de bolsa mais conhecidos e de maior sucesso da marca é a City. O modelo feito em couro está disponível em diversas cores, em designs diferentes e nos tamanhos Nano, Mini, Small, Regular e XL.

Outro modelo que é grande sucesso é a Classic Hip. Com design que se assemelha com a City, o modelo possui apenas a alça de ombro, a tornando prática de se usar. O modelo está disponível em diversas cores e apenas no tamanho regular.

9. Celine

A marca Celine foi fundada por Céline Vipiana em 1945 em Paris.

Em um primeiro momento, a marca se estabeleceu no ramo de sapatos infantis, que eram feitos sob medida. A Celine se tornou um grande sucesso, abrindo mais três lojas na França, e calçava jovens famosos da época, incluindo o Príncipe Albert e a Princesa Caroline de Mônaco.

Após estar estabelecida no segmento infantil com seus produtos luxuosos e clássicos,  a Celine começou a expandir sua gama de produtos. Começou a fabricar e vender sapatos femininos, em 1964 lançou sua primeira fragrância, seguido de uma linha de acessórios em 1966 e uma linha de roupas femininas em 1967.

A marca rapidamente se tornou um grande sucesso de público e crítica com seus produtos com estilo mais esportivo e chiques, sem perder a alta qualidade que era referência da marca desde sua fundação. Em 1987 foi comprada pelo empresário francês Bernard Arnault e passou a fazer parte do LVHM Group.

Começou a ganhar maior relevância no segmento de luxo quando o estilista americano Michael Kors assumiu a direção criativa da marca em 1997 e apresentou coleções aclamadas pela crítica que ajudaram a alçar a marca a outro patamar.

Um dos modelos mais icônicos e bem sucedidos de bolsa da marca é a Celine Luggage. Confeccionada em couro, a bolsa está disponível em diferentes cores e em três tamanhos: Nano, Micro e Mini.

Outro modelo que virou referência e é grande sucesso é a Celine Trapeze. Ela está disponível em diversas cores e tipos diferentes de couro (incluindo exóticos, como crocodilo e e Phyton), e em dois tamanhos: Pequeno e Médio.

10. Stella McCartney

A marca Stella McCartney foi fundada por Stella McCartney em 2001 em Londres.

Stella demonstrou desde adolescente interesse pelo mundo da moda, costurando sua primeira jaqueta aos 13 anos de idade. Em 1986, foi assistente do estilista Christian Lacroix e em seguida, estagiou com Edward Sexton, que era alfaiate de seu pai, o renomado músico Paul McCartney.

Em seu desfile de graduação na conceituada Central Saint Martins em Londres, sua coleção chamou grande atenção, não apenas pela trilha sonora composta por seu pai ou pela presença de grandes nomes da moda como Naomi Campbell e Kate Moss, mas também pelo estilo consciente natural, feminino, sexy e, ao mesmo tempo, elegante de Stella.

A coleção foi comprada imediatamente pela butique londrina Tokio, e logo em seguida suas criações começaram a ser vendidas nas melhores lojas de departamento do mundo, como Browns, Joseph, Bergdorf Goodman e Neiman Marcus.

Em 1997 foi nomeada como diretora criativa da Chloé, decisão que foi criticada por Karl Lagerfeld, que até então era o diretor criativo da marca. Apesar das criticas, as coleções de Stella foram bem sucedidas tanto no público como na crítica especializada.

Em 2001, Stella aceitou a proposta do Grupo Gucci para lançar sua marca própria com gestão de 50% das operações. No mesmo ano, apresentou sua primeira coleção na semana de moda de Paris. A marca hoje é conhecida por não usar couro animal em suas criações e por seu estilo sustentável.

Um dos modelos de bolsa mais conhecidos é a Falabella Shaggy Deer. O modelo que possui correntes nas extremidades está disponível em algumas cores, além dos tamanhos mini e small.

Além da Falabella Shaggy, Stella criou outros modelos da Falabella, como a Falabella Tote, Falabella Reversible, Falabella Fold Over. Os modelos são os de maior sucesso da marca, além de serem os mais icônicos. Estão disponíveis em diversas cores, estampas e tecidos e nos tamanhos: micro, mini, médio, e grande.